Maharishi Mahesh Yogi Is Gone

Mharishi Mahesh Yogi, um guru para os Beatles, que introduziu o Ocidente a meditação transcendental, faleceu em sua casa na cidade holandesa de Vlodrop, disse um porta-voz.

Acredita-se que ele tivesse 91 anos.

De acordo com o porta-voz Bob Roth, "Ele morreu pacificamente por volta das 7hrs. da manhã”. O eterno primeiro guru dos Beatles, introduzido à banda por George Harrison, em 1967, foi o fundador do movimento Meditação Transcendental. Ele também referiu-se a sua morte como o resultado de "causas naturais", devido à sua idade.

Uma vez julgado misticismo hippie, a prática hindu de controle da mente a qual Maharishi ensinou, chamada meditação transcendental, gradualmente ganhou respeitabilidade médica.

Não há dúvida o seu nome está eternamente ligado aos Beatles devido à necessidade de equilíbrio emocional/espiritual de George Harrison, o que o fez buscar alternativas que o levaram ao Maharishi.

Sua decisão em participar de seu curso de Meditação Transcendental em 1968 após ter assistido a uma palestra de Maharishi em Londres em 1967 atraiu os outros três Beatles, que passaram a primeira parte de 1968 em Rishikesh, Uttar Pradesh, na Índia, estudando com o Maharishi Mahesh Yogi. Tal período foi marcado pela controvérsia em torno dos Beatles e seu relacionamento com Maharishi.

John Lennon abandonou o curso com um "gosto ruim", em suas próprias palavras, e descreveu sua "festas" como "nem sempre tão agradáveis como gostaríamos de vê-las." Lennon da decisão de caminhar para fora resultou na inspiração para ele escrever a música "Sexy Sadie", um clássico sintonizar a partir da White Album, que contém as duras versículo "O que você fez? Você fez um tolo de todos".

Há rumores tendenciosos da época sobre um possível envolvimento de Mia Farrow com o Maharishi, embora a sua autobiografia seja ambígua sobre o assunto.

De acordo com diversos autores, incluindo Cynthia Lennon, em 1978, Alexis Mardas (o chefe do The Beatles' Apple Electronics) deliberadamente propagar esses rumores, pois ele estava determinado a minar a sua influência sobre o Maharishi Beatles.

George Harrison afirmou no apoio ao Maharishi, "Agora, historicamente, há a história de que algo estava acontecendo, o qual não deveria ter sido feito, mas nada aconteceu." Esta declaração foi apoiada pelos comentários feitos por Paul McCartney em sua biografia aprovada. Apesar da polêmica, não houve verdade na hipótese de que o Maharishi estivesse “flertando”.

Aparentemente, John Lennon ficou realmente irritado com o Maharishi quando os Beatles souberam da morte de Brian Epstein em 27 de agosto de 1967 e as observações feitas sobre o seu falecimento pelo Maharishi. O Maharishi disse nessa altura "esquecam, sejam felizes". John não compreendeu as palavras do Guru devido a sua dor.

John Lennon admitiu "um erro de julgamento", ter escrito a sarcástica "Sexy Sadie" sobre o Maharishi. George Harrison desertou do movimento Hare Krishna, embora ele continuasse apoiando o Partido da “Natural Law” (Lei Natural) na Grã-Bretanha.

Se Brian Epstein não tivesse tomado seis comprimidos de Carbitral para dormir… Quem sabe? The Beatles poderiam ainda estar juntos no final das contas...


O Maharishi (primeiro vídeo no Youtube a informar sua morte)