Rocky Raccoon e a tal "Gideon's Bible"


A “Gideon’s Bible” (Bíblia de Gideon) é na verdade, um produto de uma "empresa" cristão-evangélica dedicada a distribuir cópias da Bíblia em mais de 80 idiomas em mais de 180 países. A empresa ganhou fama por distribuí-las em quartos de hotéis. A empresa foi fundada em 1899 em Boscobel, Wisconsin como uma organização de apoio a Igreja Católica. Começou distribuindo bíblias gratuitas em 1908, quando as primeiras bíblias foram colocadas nos quartos do Hotel Superior em Iron Mountain, Montana. (foto abaixo)

Para ter acesso ao site da empresa, basta clicar no link http://www.gideons.org. Essa distribuição de bíblias acabou virando "conto do vigário" como bem retrata o filme "Lua de Papel" dirigido por Peter Bogdanovich em 1973, onde muitos aplicavam o golpe da bíblia nos anos da Grande Depressão norte-americana. Os cruzamentos de informações são inúmeros! Apenas como curiosidade musical, o tal Rocky Raccoon, o marido traído por Magil, nessa estória ambientada em cenário de Velho Oeste Americano, na verdade acha que o amante de Magil chamava-se Gideon (segundo o próprio McCartney explica!), meio que para estereotipar “Rocky” como um sujeito "tosco".


Ajudando os Viajantes a Manter a Fé


A Gideons foi uma idéia original de dois caixeiros viajantes forçados a compartilhar um quarto em um lotado hotel em Wisconsin em 1898. John Nicholson e Samuel Hill, ambos cristãos evangélicos, deram início a uma organização voltada a viajantes comerciais no ano seguinte. Um terceiro fundador, Will Knights, escolheu o nome Gideons inspirado no nome do herói bíblico citado nos capítulos seis e sete do Livro dos Juízes constante no Velho de Testamento. O Gideon Bíblico abate seus inimigos em batalha, mas foi escolhido como uma figura que colocou a fé e obediência a Deus perante seu próprio julgamento.


Em suma:
Prevalece a máxima: "Business as Usual"... e os Beatles, ou melhor, Paul McCartney,  soube fazer bom proveito do business norte-americano!







Nenhum comentário: