McCartney e os Fantasmas do Passado

Trecho de uma entrevista dada por Macca 1 hora antes do show em Tel Aviv, em setembro de 2008 a Mark Edmonds. Título da Matéria: “Sir Paul McCartney Confronta Seus Fantasmas do Passado “

Em 1971, Lennon lançou uma canção chamada How Do You Sleep? A mesma visava McCartney – um ataque bilioso e vituperativo ataque, o escarneando, acusando-o de possuir uma mentalidade de pequeno burguês suburbano e estar sob o controle de sua esposa Linda - "Você vive com caretas que lhe dizem que você era rei... Teimava quando sua mãe lhe dissesse qualquer coisa...”


O fato de George e Ringo também terem participado da gravação dessa faixa tornou as coisas ainda mais dolorosas. Para o seu crédito, McCartney tentou construir pontes, contatando Lennon quando ele estava em Nova York, mas fontes dizem que ele foi sistemática e rudemente rejeitado. Em 1972 eles realmente se encontraram brevemente - e friamente. O biógrafo de Lennon, Philip Norman, refere-se a uma trégua que logo se evaporou, embora McCartney ainda quisesse se comunicar. Ele ligava para Lennon regularmente, muitas vezes para ser saudado com "Que porra você quer, cara?" Por algum motivo Lennon estava particularmente irritado com a tendência de McCartney de falar sobre suas crianças. John disse que o homem que ele uma vez de forma indiferente descreveu como o melhor Relações Públicas no negócio tinha-se tornado "todas as pizzas e contos de fadas". É difícil escapar à conclusão de que Lennon poderia ser um desajeitado esnobe. Eles tocaram juntos apenas uma vez após a separação, na casa de Lennon em Santa Monica. McCartney e Linda chegaram e juntaram-se a uma Jam session formada de estrelas.


Os antigos amigos se reuniram pela última vez durante um incômodo jantar em Nova York aproximadamente dois anos antes da morte de Lennon: uma pessoa que esteve lá disse que eles não tinham nada a dizer um ao outro.


McCartney parece dolorosamente consciente da sombra que John ainda lança sobre a sua vida três décadas mais tarde. Ele iria viver para lamentar a incrível observação leviana que fez na TV quando perguntado sobre a morte de John: "Droga, né?" Um clipe disso acabou no YouTube; McCartney parece insensível, mas aqueles próximos a ele o defendem vigorosamente. McCartney estava em choque com a perda do seu amigo mais próximo desde sempre, dizem, e por uma vez a sua compostura o abandonou. Dois anos mais tarde, quando a BBC filmou McCartney gravando uma edição especial do Desert Island Discs, ele chorou quando falou sobre Lennon.


Ao longo de nossas conversas McCartney gosta de voltar ao assunto de Lennon. Existe o sentimento que a seu prodigioso e intenso, por vezes tóxicos, relacionamento nunca está longe de sua mente. Pergunto se ele nunca iria considerar tocar How Do You Sleep? de Lennon. Ele não morde a isca. "Talvez eu não fizesse isso. Duvido”, ele responde com um sorriso torto. Mas o inspira a uma tentativa de esclarecer, para envernizar o epitáfio e insistir que a amizade entre Lennon / McCartney sobreviveu e resistiu. "A resposta para John foi, bem - eu estava dormindo muito bem na época.”

Nenhum comentário: