Primeira Carta de John Lennon ao Pai Alfred


Esta primeira carta de John ao seu pai foi em resposta a uma nota de Freddie expressando seu pesar sobre o falecimento de Brian Epstein, que tinha morrido apenas quatro dias antes. A referência a 'Charles' é para o tio de John, Charlie Lennon, que tinha recentemente escrito a John revelando que tinha sido a gravidez de sua mãe Julia por outro homem, a verdadeira causa da separação de seus pais, algo que a Tia Mimi sempre o levou a acreditar que tivesse sido inteiramente culpa do seu pai.

Esta surpreendente revelação, combinado com o choque da morte de Brian e a recém descoberta da consciência espiritual de John (ele havia passado a semana anterior em Bangor com o Maharishi), tinha aparentemente dissolvido algumas de suas longas amarguras que ele guardava com relação a seu pai e resultou em mais uma abordagem conciliatória. Maliciosamente consciente do impacto que sua carta era susceptível de ter, John tinha rascunhou "Adivinha quem?" no verso do envelope.

Reproduzido em 'Daddy Come Home: The True Story Of John Lennon And His Father',
Pauline Lennon, Angus & Robertson, 1990.


'Dear Alf Fred Dad Pater whatever, Its the first of your letters I've read without feeling strange', and continuing '...I'm going to India a couple of months so I'll try and make sure we meet before then. I know it will be a bit awkward when we first meet and maybe for a few meetings but there’s hope for us yet. I'm glad you didn't land yourself with a bloody big family – it’s put me off seeing you a little more - I've enough family to last me a few lifetimes...P.S Don't spread it I don't want Mimi cracking up! (press I mean)', with original envelope postmarked 1 SEP 1967, the reverse annotated by John guess who?

«Caro Alf Fred Pai Pater seja lá o que for, é a primeira de suas carta que eu li sem me sentir estranho... eu vou para a Índia por alguns meses sendo assim eu vou tentar certificar-me que nos encontremos antes disso. Eu sei que será um pouco constrangedor quando nós nos encontramos pela primeira vez e talvez por alguns encontros, mas ainda há esperança para nós. Fico feliz que você não tenha arrumado uma maldita grande família – isso me deixa mais a vontade para vê-lo um pouco mais - Eu tenho problemas com família suficientes para outras vidas... PS: Não espalhe 'Não quero que Mimi fique tendo chiliques! (imprensa, quero dizer) », com carimbo original no envelope de 1º de setembro de 1967, o inverso da carta está anotado por John “adivinhe quem?”

Tradução: Sergio Machado (editor desse blog)

Nenhum comentário: