O Final do Anos 50 e o Início do Anos 60—Elvis, Motown e a Invasão Britânica

O grande expoente do rock 'n' roll de 1956 a 1963 foi Elvis Presley, um motorista de caminhão e aspirante a cantor de Tupelo, Mississippi, cuja dinâmica atuação de cunho queixoso e de lamento e sexualidade desinibida imediatamente atraiu platéias jovens ao mesmo tempo em que aterrorizava pessoas mais velhas.


Como o rock 'n' roll se tornou um sucesso financeiro, as gravadora que o tinham considerado uma moda passageira começaram a procurar novos cantores; elas geralmente conseguiam comercializar a música, tirando muito proveito de sua qualidade tempestuosa e insubordinada.


No final dos anos 50, por exemplo, houve uma moda passageira de canções sentimentalmente mórbidas tais como “Tell Laura” e “Teen Angel.” Quando Elvis decide servir seu país entrando para o exército em 1957, haveria uma lacuna, a qual seria preenchida pela “Motown.”

Na virada da década Detroit se tornou um importante centro para cantores negros e um certo tipo de som conhecido como “Motown” [motor town], nome dado para Motown Records, se desenvolveu.

O estilo é caracterizado por um cantor principal, cantando uma quase impressionista estória com melodia acompanhada de harmonias elegantes, consistentes e articuladas de um grupo de apoio.


Expoentes populares deste estilo são os Temptations, Smokey Robinson and the Miracles, Diana Ross and the Supremes e Gladys Knight and the Pips.

O rock novamente retomou a popularidade em 1962 com o surgimento dos Beatles, um grupo de quarto rapazes cabeludos de Liverpool, Inglaterra. Eles foram inicialmente aclamados por sua energia e personalidades individuais atraentes ao contrário de quaisquer inovações em sua música, a qual era derivada de (Chuck) Berry and (Elvis) Presley.

Sua popularidade inevitavelmente produziu outros grupos com nomes pouco usuais. Um dos mais importantes desses foram os Rolling Stones, cuja música derivava da tradição negra do blues. Essas bandas Britânicas instigaram a um retorno à orientação blues do rock 'n' roll, embora em reencarnações ainda mais altas (em volume) e mais elétricas.

Após o término do período de Elvis no exército na Alemanha em 1959, o cenário musical tinha passado por importantes mudanças, tais como o surgimento da Motown (como mencionado anteriormente) para mencionar apenas um!


Os Beatles e a “Invasão Britânica” logo iriam se unir a essas mudanças, sem mencionar o fato que, em seus dois primeiros álbuns, os Beatles gravaram alguns nomes da Motown tais como Smokey Robinson and the Miracles, The Isley Brothers, The Marvelettes e Barrett Strong. O breve hiato de Elvis, embora breve, foi suficiente para manter o “Rei” afastado de seu trono.

Ele nunca desfrutaria da mesma popularidade que havia desfrutado no início de sua carreira.


Smokey Robinson and the Miracles - You Really Got a Hold on Me



The Isley Brothers - Shout



Diana Ross and the Supremes - Stop in the Name of Love



The Marvelettes - Please Mr.Postman



Gladys Night and the Pips - I Don't Want to do Wrong

Nenhum comentário: