Rock’n’Roll – Uma Breve Visão

Essencialmente híbrido na origem, o rock inclui elementos de vários estilos musicais americanos negros e brancos: blues acompanhado por violão; rhythm and blues negro, destacado por solos de saxofone; música gospel negra e branca; música country e western branca; e as canções de populares crooners brancos e grupos vocais.


Surgindo no período de 1954–55, a música rock era inicialmente chamada de “rock 'n' roll.”, uma mistura natural de todos os elementos anteriormente mencionados, agrupados por Chuck Berry, Little Richard, Fats Domino, Bo Diddley, Roy Gaines e outros nomes Afro-Americanos. Não apenas eles plantaram as sementes do rock and roll como nós o conhecemos, mas eles também deram vida a um novo beat (uma nova batida).


Nesse sentido, é importante enfatizar que o Blues, e Rhythm and Blues eram muito adultos, sensuais, agressivos e unicamente identificados com a cultura negra para serem aceitáveis tanto emocionalmente ou comercialmente sem adaptação. As principais gravadoras há anos produziam discos para públicos negros chamados “race records” ou “discos raciais”.


Chuck Berry - Johnny B Goode



Little Richard - Long Tall Sally




Fats Domino - Ain't That a Shame



Bo Diddley - Hey Bo Diddley/Bo Diddley



Roy Gaines - Jazz




O surgimento do rock 'n' roll significou um ligeiro enfraquecimento quanto à resistência à cultura negra. O rock’n’roll negro inalterado que Haley transformou, pode ser ouvido no trabalho sexualmente adulto de artistas tais como Hank Ballard and the Midnighters (“Work with Me, Annie”) ou “Big” Joe Turner, sendo que "Work with Me, Annie" foi adaptada para platéias brancas tornando-se “Dance with Me, Henry,” ao mesmo tempo em que "Shake, Rattle and Roll" só ganharia notoriedade ao ser gravada por Bill Haley.

"Work with me, Annie" - Trabalho Negro de Conteúdo Sensual - Hank Ballard and the Midnighters



"Dance With Me, Henry" - Versão "Branca" de Work with me, Annie



"Big" Joe Turner - Shake, Rattle and Roll (versão original)




Shake, Rattle and Roll (versão de Bill Haley para platéias "brancas"





O primeiro disco de rock 'n' roll a alcançar popularidade nacional foi “” gravado por Bill Haley and the Comets em 1955.


Haley obteve sucesso em criar uma música que atraísse a juventude devido ao seu excitante backbeat, seu urgente convite à dança e a dinâmica de sua letra. A melodia foi claramente criada por guitarra elétrica; a letra era pura e simples. Haley encerrou de forma abrupta a ascendência das baladas suaves e sentimentais populares nos anos 40 e início dos 50. Ele também obteve sucesso em traduzir rhythm and blues negro para um formato que as platéias adolescentes brancas pudessem entender.


Bill Haley & The Comets - Rock Around the Clock




O Rock’n’ Roll se tornaria mais popular uma vez que músicos brancos tais como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly, Carl Perkins e Pat Boone entre outros começaram a gravar sucessos de músicos Afro-Americanos com um sotaque branco.

Elvis Presley - Jailhouse Rock



Jerry Lee Lewis - Great Balls of Fire ao vivo no American Bandstand



Buddy Holly - That'll be the Day



Carl Perkins - Matchbox ao vivo em 1956



Pat Boone - Tutti Frutti



O Rock 'n' roll era para e sobre adolescentes. Suas letras abordavam problemas adolescentes: escola, carros, férias de verão, pais e mais importante, amor juvenil.


Os instrumentos primários do início do rock 'n' roll eram guitarra, baixo, piano, bateria e saxofone. Todos os aspectos da música—sua batida pesada, amplitude sonora, letras egoístas e entrega furiosa—indicavam um desafio adolescente aos valores adultos e a autoridade. Mesmo assim, artistas do Rock’n’Roll negro, previamente citados, tais como Chuck Berry and Little Richard – provavelmente os “pais verdadeiros do rock 'n' roll” não eram ao menos creditados. Somente para ilustrar o que está sendo explanado, Little Richard uma vez afirmou sobre Tutti-Frutti: “Eles colocaram o disco de Pat Boone em cima da cômoda e colocaram o meu na gaveta, debaixo das meias, mas eu estava na mesma casa.”


Após 1964 Rock’n’Roll foi simplesmente chamado de "rock". A mudança na terminologia indica tanto a continuidade com e uma quebra do período inicial; rock já não era mais apenas para dançar. Após 1964 grupos Britânicos tais como os Beatles e os Rolling Stones influenciaram esse estilo musical, ampliando-o ao ponto de gerar mudanças comportamentais e culturais as quais pode-se dizer se reverberam até o presente.

Nenhum comentário: