O Paradoxo do Rock'n'Roll dentro dos E.U.A. Ed Sullivan e A Invasão Britânica

O Show de TV American Bandstand entra no ar nos EUA quando a Juventude Britânica já estava em contato com o Rock’n’Roll em função da Radio Luxembourg entre outros fatores.

Vale a pena mencionar o programa de TV de Dick Clark no final dos anos 50, chamado American Bandstand (primeira vez no ar em rede ABC no dia 5 de agosto de 1957, segunda-feira).

É de fato uma coincidência que Paul McCartney tenha sido apresentado à John Lennon quando o grupo do Lennon, “The Quarrymen” estava tocando em Garden Fete, na igreja de St. Peter, em Liverpool, no dia 7 de junho de 1957, ou seja "dois meses antes do programa do Dick Clark entrar no ar pela primeira vez nos EUA". Um paradoxo histórico – American Bandstand era um dos poucos programas em que se podia ver artistas negros do Rock and Roll na TV.

Dick Clark foi fabuloso no sentido que ele tinha o melhor dos artistas negros do Rock and Roll no seu show. Dick Clark revelou ao público a fonte da originalidade desta música. Por vários anos Clark proporcionou a artistas negros, um palco para se desempenhar, em nível nacional.

Bandas de rock começaram a surgir em todos os lugares do Reino Unido, muito influenciados por artistas negros americanos que não tinham o devido crédito em casa. Os jovens britânicos também escutavam os cantores de Blues.

É mister mencionar que os próprios Rolling Stones eram grandes fãs de cantores de Blues, tais como Muddy Waters, Howlin’ Wolf, John Lee Hooker e outros. Como conseqüência, um grande número de jovens começou a aprender tocar guitarra por si próprio (dentro dos quais podemos citar George Harrison, Eric Clapton, Jimmy Page, Jeff Beck entre outros) escutando artistas afro-americanos de Rock and Roll, criando assim a base do chamado Rock Britânico. Rock and Roll foi então reempacotado neste formato e revendido ao público branco americano.


The Beatles e o The Ed Sullivan Show


Em 9 de fevereiro de 1964, os Beatles estréiam no palco do “The Ed Sullivan Show” e faz com que milhares de adolescentes gritem convulsionando por toda a América, desconcertando milhões de pais. Um número estimado de 73 milhões de telespectadores assistiu ao show naquela noite de 64. John Lennon estava tão nervoso que colou as letras das músicas no dorso da sua guitarra. Como explica Ringo Starr, a banda não tinha entendido a importância de aparecer no programa de domingo de Sullivan, até a chegar aos EUA.

The Beatles no Ed Sullivan - All My Lovin'



Uma nova lista do Top 100 da VH1 e da revista Entertainment Weekly comentam que foi grande momento do Rock and Roll na TV. O dia em que Beatlemania – um termo utilizado para escrever a frenesi dos fãs (particularmente as jovens adolescentes) – atingiu os EUA para ficar para sempre.

Esta apresentação se tornou a grande “porta de entrada” para muitas bandas que seguiram os Beatles. Bandas como The Rolling Stones, The Animals, Gerry & The Pacemakers, Herman's Hermits, The Searchers e outros, que atuaram performances históricas das músicas hoje clássicas, que continuam a ressonar aos dias de hoje. O resultado foi que um incontável número de bandas britânicas começou a encabeçar a lista das músicas mais tocadas nos EUA.

De modo a entender como os jovens norte-americanos abraçaram os Beatles in 1964 no The Ed Sullivan Show, vale a pena mencionar que a sociedade norte-americana ainda estava vivendo a trauma do assassinato do seu presidente John F. Kennedy, morto no dia 22 de novembro de 1963, durante uma carreata nas ruas de Dallas. América ainda estava em luto pela morte do presidente, e os Beatles aparecem na cena trazendo diversão e entretenimento para acabar com o luto. Eles também trouxeram para a América uma nova roupagem para o Rock and Roll.


A HARD DAY’S NIGHT E A SUBSEQÜÊNTE INVASÃO BRITÂNICA

De volta para a Inglaterra, os Beatles estrelam o filme “Hard Day´s Night”, que pode ser descrito como uma crônica perfeita da Beatlemania numa análise mais profunda. O filme não só retrata a Beatlemania, mas também sugere também a necessidade de trocar os velhos valores tradicionais e conservadores. A juventude que está tomando o poder não está disposta a aceitar conceitos e comportamentos da era pré-guerra. Isto se faz claro na cena em que dois homens idosos no trem onde os Beatles estão viajando. O primeiro idoso é retratado no filme como um ‘encrenqueiro’ e segundo idoso reinvidica que deve ser respeitado, pois lutara a guerra para eles dizendo: “Não adote esse tom comigo, rapaz. Eu lutei a guerra a por gente como você.”















A Invasão Britânica

A Invasão Britânica foi um influxo de artistas do rock britânicos que se tornaram popular nos EUA, Austrália, Canadá e outros lugares. A Invasão Britânica Clássica foi entre 1964 – 1966, mas o termo também se aplica para “ondas” posteriores de artistas do Reino Unido, que impactaram significantemente, mercados de entretenimento fora da Inglaterra.

A Invasão Britânica original teve o seu pico no final de 1965 e início de 1966, e essencialmente esvainecido em 1967, quando o estilo de gravação de artistas americanos e britânicos deixou de ser distintos. A esta altura, os estilos e as influências das bandas britânicas tinham completamente renovado o cenário Rock and Roll americano, entrando a música popular num período notavelmente criativo e influente, que perdurou até os anos 70. Vários subgêneros apareceram, tais como Folk Rock, Psychedelic Music, Garage Bands, Acid Rock e muitos outros.

A influência da Invasão Britânica original dos anos 60 sobre o desenvolvimento subseqüente da música rock não pode ser ignorado. A Invasão Britânica tornou padrão o modelo do grupo de rock com membros originais (em oposição a artista rock solo com uma banda anônima ou músicos de estúdio). O movimento também auxiliou no estabelecimento do padrão em que as próprias bandas compõem as suas próprias músicas.

Os britânicos também estabeleceram o LP de alta fidelidade como mídia principal para as suas músicas, que anteriormente eram feitos em compactos. O som da Invasão Britânica conduziu diretamente ao desenvolvimento de gêneros tais como acid rock, heavy metal e rock progressivo, e também seria ecoado nos movimentos punk rock, power pop e New Wave dos anos 70 e 80.

Mas é também importante notar que a pura sensação de êxtase gerada pela Invasão Britânica original, ajudou na ignição de um verdadeiro reflorescimento e revolução da música popular e cultura jovem, que nunca mais foi repetido.

Em resumo, a Invasão Britânica fundiu os mercados e as indústrias de música americana e britânica, impondo padrões para o mercado e indústria global de música, como conhecemos atualmente.

Os primeiros Artistas da Invasão Britânica:

The Tornados
The Action
The Animals
The Beatles
Belfast Gypsies
Dave Berry
The Birds
Chad and Jeremy
Cilla Black
Cliff Bennett
Cream
The Creation
The Dave Clark Five
Deep Purple
Donovan
The Downliners Sect
Dusty Springfield
Freddie and the Dreamers
Georgie Fame
Gerry & the Pacemakers
Graham Bond
Herman's Hermits
The Hollies
The Honeycombs
The Kinks
Billy J. Kramer with The Dakotas
Long John Baldry
Lulu
Manfred Mann
Marianne Faithfull
The Mindbenders
The Moody Blues
The Move
The Nashville Teens
Peter & Gordon
Petula Clark
The Pretty Things
Procol Harum
The Rolling Stones
Sandie Shaw
The Searchers
The Shadows
The Small Faces
The Spencer Davis Group
The Swinging Blue Jeans
Them
Tom Jones
The Tremeloes
The Troggs
Unit 4 + 2
The Walker Brothers
The Who
The Yardbirds
The Zombies

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