O Fator Alan Freed e a Rádio Luxembourg

Alan Freed, o disc jockey creditado como a pessoa que cunhou o termo rock & roll, nasceu Albert James Freed em 15 de Dezembro de 1921, perto de Johnstown, Pensilvânia.

No colégio Freed formou uma banda conhecida como The Sultans of Swing, na qual ele tocava trombone. Em 1942 Freed conseguiu seu primeiro emprego como radialista na WKST (New Castle, Pensilvânia). Ele assumiu o cargo de locutor esportivo na WKBN (Youngstown, Ohio) no ano seguinte. Em 1945 ele se mudou para a WAKR (Akron, Ohio) e se tornou famoso localmente tocando gravações de “hot jazz” e pop. Em 1949 Freed se mudou para a WXEL-TV em Cleveland.

O proprietário de uma loja de discos, Leo Mintz o convenceu a ser o apresentador de um programa de rhythm & blues na rádio WJW e em 11 de Julho de 1951, se auto-intitulando "Moondog," Freed foi ao ar. Em seu baile "Moondog Coronation Ball" (Baile da Coroação de Moondog) na Arena de Cleveland, com capacidade para 10,000 pessoas em Março de 1952, mais de 20,000 fãs (quase todos negros) destruíram os portões, o que ocasionou o cancelamento do baile. Esse é considerado o primeiro “concerto de rock” da história.

O mesmo também marcou o ponto no qual a audiência de Freed começou a incluir um número cada vez maior de brancos - que subsequentemente ouviram Freed referir-se ao rhythm & blues como "rock & roll.”
Em setembro de 1954 Freed foi contratado pela rádio WINS em Nova York. No mês de Janeiro seguinte, ele fez acontecer um baile que se tornou um marco na cidade, promovendo performers negros como artistas de rock & roll.

Em um mês, a indústria da música estava anunciando discos de "rock & roll" em suas publicações. A proeminente carreira de DJ de Alan Freed terminou depois que a “payola” (termo utilizado para definir os valores pagos pelas gravadoras aos DJs para que tocassem seus discos, vulgarmente conhecido em português como “jabá”) se tornou ilegal nos EUA em 1960.

Rádio Luxembourg – Uma Rádio Pirata

Devido à grande força do sinal que Rádio Luxembourg difundia a toda Europa ocidental, a sua escolha musical encorajava a imitação por vários grupos domésticos. As companhias de discos também compravam tempo na Luxembourg para ainda mais promover a música de Little Richards, Chuck Berry a outros artistas afro-americanos. Quem eram os garotos escutando a estes sons nesta época na Inglaterra?

Podemos dizer que eram os que estavam crescendo juntamente com a reconstrução da Europa dizimada pela guerra.

Sedentos por novas tendências que possibilitar-no-iam a expressar a sua barbárie e a rebeldia, rock and roll foi adotado pela juventude européia, em sua maioria pelos baby-boomers britânicos.
As músicas da Rádio Luxembourg eram escutados em lugares tais como Liverpool, Inglaterra, onde os jovens que mais tarde se tornaram os Beatles também estavam escutando e tentando copiar a música que eles escutavam.

Freed apareceu no famoso filme de Rock and Roll chamado Rock Around the Clock naquele ano, que “arrebentou a sala de cinema em Liverpool” de acordo com Ringo Starr, que estava entre os jovens que compareceram à estréia do filme na sua cidade natal. O show de rádio de Freed entrou na programação da Rádio Luxembourg, uma rádio pirata, tornando assim, “Black Rock and Roll” popular no Reino Unido.

Nenhum comentário: